quarta-feira, 30 de maio de 2012

O Bom e O Justo


 

Estava conversando com uma amiga no início da semana sobre os prós e contras da bondade excessiva e ela me contou uma estória - dessas que continuam vivas geração após geração - que ouviu do pai certa vez.

Era uma vez um homem muito bom que fazia questão de ajudar o próximo qualquer que fosse a circunstância. Um dia, ele perdeu o emprego e sem coragem de negar ajuda aos mais necessitados, suas reservas foram ficando cada vez menores.
Como era de se esperar, o bom homem chegou ao ponto de ter apenas um pão a mesa.
...
Numa sexta-feira chuvosa, quando sentou-se para cear, alguém do lado de fora chamou seu nome. Quando o bom homem abriu a porta, viu diante de si uma moça magra, descalça, usando farrapos e completamente molhada.
Imediatamente fez sinal para que ela entrasse e, sem poder oferecer-lhe outra coisa, estendeu o último pão que tinha. A moça aceitou, olhou ao redor e viu que aquele senhor estava vivendo com tanta dificuldade quanto ela.
Comovida, partiu o pão ao meio e entregou parte ao dono da casa.

Depois de ouvir fiquei pensando sobre o assunto e cheguei a conclusão de que todo mundo quer pessoas bondosas por perto, mas poucas sabem ser justas quando precisam.

E você? É bom ou justo?
Conhece alguém tão bondoso ao ponto de prejudicar a si mesmo?

Nenhum comentário:

Postar um comentário